Vacinação contra a gripe é ampliada no DF

Com a chegada dos dias mais frios e o aumento de doenças respiratórias, o Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou, desde 19 de maio de 2025, a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade. A medida visa aumentar a cobertura vacinal e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis, contra as complicações da doença.
Quem pode se vacinar?
Toda a população com idade a partir de seis meses está apta a receber a vacina contra a gripe. A ampliação da campanha inclui todos os grupos, independentemente de condições de saúde ou ocupação. Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Onde se vacinar?
A vacinação está disponível em 164 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal. A lista completa dos locais pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde do DF: www.saude.df.gov.br.
Horários de atendimento
Os horários de funcionamento das salas de vacina variam conforme a unidade. Algumas UBSs, como a UBS 1 da Asa Sul, estendem o atendimento até as 22h. Além disso, há ações de vacinação fora das unidades de saúde, inclusive aos sábados, em diversos pontos do DF.
Documentação necessária
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacinação é gratuita e não requer agendamento prévio.
Sobre a vacina
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente e oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Ela pode ser aplicada simultaneamente a outras vacinas do calendário básico de imunização.
Importância da vacinação
A vacinação é fundamental para reduzir complicações, internações e mortes associadas às infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza. Além disso, contribui para aliviar a sobrecarga dos serviços de saúde, especialmente durante o período de maior circulação do vírus.